terça-feira, 18 de março de 2008

Resposta a um mail

Pensas em vir para a Polónia? Segue uma resposta pessoal com uma visão geral:

chetz (ou algo semelhante), quer dizer olá e ando há três semanas a tentar prenunciar!

Nós não estamos a ter aulas, porque viemos cá finalizar o curso em Bolonha, logo só temos que fazer uma tese de mestrado.
No entanto temos colegas que estão a ter aulas. Nesta universidade eles têm aulas em inglês, juntamente com alunos polacos. Pelo que nos contam, os alunos de Erasmus, neste tipo de aulas, não têm regalias por estarem todos nas mesmas condições.
Pelo que nos apercebemos, pode-se reprovar a uma cadeira mas não vai daqui ninguém reprovado.
Língua....sim! Nós tivemos aulas de inglês antes de vir para cá. Não diria em vão, porque ajudou a relembrar e a aprender alguns termos do dia a dia (nomes de alimentos, vocabulário de roupa, de viagens, etc). No entanto, temos aprendido mais a conversar com outro pessoal de Erasmus ou alguns polacos. Digo alguns porque a população mais idosa, não sabe uma única palavra. São muito simpáticos, querem ajudar, mas só falam polaco ou às vezes alemão.Eles até falam mais devagar e alto para tu perceberes. lol
Quando estamos numa cidade de estudantes, encontra-se muitos jovens que falam inglês.
As pessoas não são frias, bem pelo contrário, diria que são mais hospitaleiros que os portugueses. Noto que, talvez, andem tristes e pouco contentes com a vida que levam. Suponho que muitos deles tenham dificuldades financeiras e não nos podemos esquecer que eles têm guerras, lembranças de guerras muito recentes. Mas observa-se que os jovens são mais abertos e que o facto de terem entrado para a Comunidade Europeia, os está a ajudar.
É giro, se assim se pode dizer, ver que nós estavamos na mesma situação que eles há alguns anos atrás.
Quanto à temperatura, neste momento está vento, a chover neve misturada com saraiva/granizo/bolas de gelo. Eles dizem-nos que este ano está a ser pouco severo, que nesta altura devia existir 20 cm de neve na rua. Nós só vimos neve na rua duas vezes e saimos com um camisola e um casaco de inverno. Nos primeiros dias é um choque térmico muito grande, mas depois vamo-nos habituando e agora já saimos sem luvas. Eles têm é uma coisa muita chata, têm amplitudes térmicas muito grandes. Chegam a ter invernos (como o de há dois anos) com temperaturas de -16, -20ºC e verões com 30 a 38ºC...
Se vieres, traz roupa quente para sair à rua, e roupa fresca para estar em casa ou num bar.
Comida:fritos e fritos e cozidos. Aquilo que nós comemos fritos (rissóis) eles comom cozidos. É algo semelhante aos rissóis, em aparência, mas não é a mesma coisa. Não temos sofrido muito com a comida, porque há pizzarias, comidas italianas, Kebab (comida turca) e porque nós cozinhamos imenso. Há falta de peixe, isto é, eles têm salmão e muitos filetes, tudo congelado. Encontrámos lulas, delicias do mar e douradinhos...mas não há em todos os supermercados. Bacalhau é uma coisa que eles nem sabem o que é. Eu pedi à minha mãe para me enviar pelo correio, mas se vieres traz-lo tu!!! Falamos em peixe congelado, porque o "fresco" é amarelo...tem péssimo aspecto.
há alguma falta de ingredientes, mas nada de anormal. O primeiro dia no supermercado é demorado e às vezes engraçado. Tens de tirar muita coisa pela pinta.
Um conselho importante:traz um dicionário de mão português-polaco e polaco-português. Ajuda muito para pedir alguma coisa e às vezes perceber as ementas ou uma palavra ou outra. Os dicionários não têm tudo porque a língua deles tem a complexidade de conjugar verbos, tal como nós, mas ainda conjuga substântivos com advérbios e artigos.
O que para ti deve ser mais importante, como para qualquer estudante, a noite! Nós estamos num dormitório (quanto a isto, não queiras ir para uma casa, vem para um dormitório porque é mais barato, tens net, tens águas quente e o principal é que fazes amizades muito fixes) que é conhecido por ter as melhores festas de piso. O que é isto? Todas as tardes o pessoal junta-se num piso, coloca umas colunas no corredor e malha umas litradas de cerveja. Aqui a cerveja é de meio litro, seja comprada no supermercado ou bebida num bar. A mais cara que encontrámos, num bar muito bom, custava menos de dois euros.
A noite começa por volta das cinco da tarde e acaba o mais tardar às duas, mas tem de ter espanhóis e portugueses contigo, senão acaba à meia noite. Os polacos até podem estar contigo, mas adormecem. lol
Têm alguns bares muito porreiros. Discotecas...mini discotecas...também. No entanto, nós só saimos para a noite aqui em Gliwice. Mas sempre nos divertimos imenso.
Coisas a visitar: Cracóvia, sem falta. É a cidade mais bonita que eles têm, dito por eles. Wroclaw, as montanhas, o campo de concentração e Varsóvia, por ser capital. Depois há a possibilidade de se arranjar um grupo e ir à Républica Checa, Alemanha, Ucrânia...
Estamos com saudades, sem dúvida.... Quando chegámos assustámo-nos um pouco, porque estávamos à espera de um país mais bonito. Agora, sentimo-nos integradas e percebemos que tivemos azar no tempo. A Polónia é bonita verde ou branca, isto é, no Verão ou com neve.
Independentemente, do país, aconselho-te a fazer Erasmus ou outro programa qualquer. Por certo é uma experiência única e que nos permite abrir muito os nossos horizontes.

Sem comentários: